segunda-feira, 29 de outubro de 2012

                              
História de Chanel:



                                      

Marca nascida na França em 1909,
Gabriele Chanel mas conhecida como Coco Chanel foi responsável por gande parte das mudanças no vestuário feminino e na moda do século XX.
Mademoiselle Coco Chanel, como gostava de ser chamada, foi criadora da moda atemporal da marca que é símbolo de elegância.
O filme Coco avant chanel conta a história de Gabrielle e do início da marca!

Ela montou sua primeira loja no piso térreo num edifício em Paris,no começo vendia chapéus e acessorios para mulheres.começo, vendia elegantes chapéus para mulheres e acessórios,localizava-se na região da Balsan, que era ponto de encontro dos burgueses e políticos franceses e suas mulheres. O estilo simples, sem grandes adornos de flores, encantou as damas parisienses que frequentavam o jóquei clube da cidade. Quem era aquela mulher que ousava nos trajes simplistas, com misturas entre vestimentas femininas e masculinas?
Seus cortes simples encantaram e, em 1913, inaugurou, simultaneamente, duas boutiques de moda, em Deauville e em Paris. Nesta época ela começou a criar roupas femininas, como blusas com golas rolês, inspiradas nas roupas dos marinheiros, feitas de malha e tricô. Seu poder em ditar a moda era tão grande que a mania pelo bronzeado no verão surgiu quando, após uma viagem ao Mediterrâneo, a estilista voltou com o tom de pele acobreado. Todas as mulheres queriam copiá-la.

“Eu criei um estilo para um mundo inteiro. Vê-se em todas as lojas o estilo Chanel. Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo. Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda”.

“Uma mulher elegantemente calçada nunca será feia”.
                                                                                        Gabrielle Coco Chanel


Em 1916, abriu uma loja de alta costura em Biarritz e, em 1921, fixou-se definitivamente no n.º 31 da Rue Cambon, onde a Maison Chanel existe até os dias de hoje.  

                                                

Ainda nesta época foi ousada ao se tornar a primeira estilista a lançar um perfume com sua assinatura. Coco costumava dizer que no mundo da moda havia um excesso de homens que não sabiam proporcionar conforto às mulheres.E por isso o estilo criado por ela revolucionou o século XX: libertando a mulher das faixas e corpetes apertados em saias cheias de babados, permitiu que se sentissem livres e poderosas, vestidas de maneira simples e prática. “Não há mulheres feias, há mulheres mal cuidadas”, costumava dizer. Com essa filosofia, queria atingir o maior número de mulheres que pudesse através de suas roupas de cortes retos e elegantes. Não se importava em ser copiada por outros estilistas; o que mais a alegrava era ver mulheres vestindo suas inovações.

O perfume mais famoso do mundo foi criado por Ernest Beaux, famoso perfumista da época, a pedido de Coco Chanel, “Um perfume de mulher com cheiro de mulher”. Dentro de um frasco em estilo art déco (feito em cristal, retangular,que foi incorporado à coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York em 1959, o Chanel nº 5 foi o primeiro perfume sintético a levar o nome de um estilista. Revolucionando o mundo das fragrâncias, o perfumista utilizou em sua fórmula corpos sintéticos em proporções inéditas até então: eram mais de 65 substâncias em sua composição, entre as quais, rosas, jasmins de Grasse, flores raras do oriente e sândalo, além da luxuosa essência do pau-rosa, árvore tropical ameaçada de extinção e que encantou os europeus desde o século XVIII por sua exuberante fragrância. O cinco era o seu número da sorte, tanto que Coco apresentou o perfume oficialmente no dia 5 de maio de 1921. Há Outra história que conta que a estilista escolheu o número, pois entre 10 amostras preparadas pelo perfumista a que mais lhe agradou foi a 5. Até hoje é o perfume mais vendido em todo o mundo, comercializado em mais de 140 países.

O perfume alavancou seus negócios e se tornou legendário quando perguntaram a Marilyn Monroe em 1955,o que vestia para dormir. Marilyn respondeu: “Apenas algumas gotas de Chanel nº 5”. Com a resposta, as vendas do perfume dobraram, fazendo a marca embolsar US$ 162 mil naquele ano. A composição da fragrância permaneceu praticamente inalterada ao longo de mais de meio século de existência, algo incomum mesmo entre marcas de prestígio. Grande parte dos jasmins e rosas de maio utilizados na produção do perfume ainda é cultivada pelas mesmas famílias de floricultores do sul da França, com custos de produção até 30% maiores do que seus equivalentes chineses. Para a empresa, no entanto, transferir o local de produção dessas flores significa comprometer o aroma do perfume, e isso está simplesmente fora de questão.
Audrey tautou estrela de Coco Avant Chanel.

A marca inovou ao apresentar, em 2012, o ator Brad Pitt, que se tornou o primeiro homem a endossar o icônico perfume. Desde 1921 quando a marca CHANEL criou seu primeiro perfume, a empresa teve apenas três perfumistas responsáveis pelas criações: Ernest Beaux (1920-1961), Henri Robert (1958-1987) e Jacque Polge (1978–presente).

Mademoiselle Chanel era fascinada por batons. Sua primeira criação foi lançada em 1954 através de um batom cremoso em formato de stick, que foi inserido em uma embalagem retangular, uma réplica exata do frasco spray do perfume CHANEL Nº5. O batom se tornou um ícone para a CHANEL que a grife passou a reservar um compartimento especial em suas bolsas somente para guardá-los. Este batom histórico passou por muitas adaptações. Em 2010 ocorreu o lançamento da linha Rouge Coco, batons de texturas cremosas que envolvem o lábio de forma uniforme, proporcionando um resultado mais luminoso, confortável e acetinado. O complexo Hydratender garante hidratação prolongada por até 8 horas. Graças aos pigmentos extremamente refinados, a luminosidade da cor é preservada por mais tempo. Um leve buquê de rosas frescas, realçado por acordes de raspberry e um toque de baunilha trazem prazer ao olfato. A marca reviveu a embalagem ícone de seus históricos batons para mais esse lançamento: um case preto, com um luxuoso anel dourado e polido, um objeto instantaneamente reconhecido no momento em que a mulher coloca a mão dentro de bolsa para encontrar seu batom. A linha conta com 30 diferentes tons, sendo que cada um deles recebeu o nome de uma fase importante da vida de Coco Chanel: Camelia, Mademoiselle e Paris, são alguns.
Rouge Coco 19 gabrielle, era o famoso batom vermelho usado pela estilista.


A loja chanel localizada no Shopping Leblon, no Rio de Janeiro é a segunda Fragrances and Beauty, loja-conceito da marca nas Américas, que vende somente maquiagem, perfumes e produtos de beleza, A primeira se localiza em São Paulo.
A CHANEL, é um grande império que inclui alta costura, roupas, bolsas, sapatos, joias, acessórios, cosméticos e perfumes, é controlada pela família Wertheimer e possuí mais de 310 exclusivas e elegantes lojas próprias ao redor do mundo, além de ser dona da Eres, uma marca que vende linhas de moda praia e lingeries. Seus luxuosos produtos também são comercializados nas mais elegantes redes de lojas de departamento do mundo.

A marca tem ganhado força no Brasil no segmento de esmaltes, onde vem ditando a moda, rs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário